mentirosos

mentirosos
BLOG ESPECIALIZADO EM DESMASCARAR EMBUSTEIROS E DIVULGAR MATÉRIAS INTERESSANTES.

sábado, 30 de março de 2013

CATOLICISMO É A RELIGIÃO QUE MAIS CRESCE NOS EUA

Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição, em Washington, DC, é o maior santuário católico dos Estados Unidos.


Catolicismo nos Estados Unidos da América cresceu drasticamente durante a história do país, deixando de ter pouca expressão no período colonial para se tornar a maior denominação cristã atualmente. A Igreja Católica contava com cerca de 76,9 milhões de fiéis em 2003 nos EUA, fazendo deste o terceiro país de população católica do mundo em números absolutos, atrás apenas do Brasil e do México, respectivamente. Percentualmente, cerca de 26% dos estadunidenses são católicos, o que torna a Igreja Católica quatro vezes maior do que a segunda denominação cristã do país em número de fiéis, a Southern Baptist Convention (Convenção Batista do Sul).
A liderança da Igreja no país fica a cargo da United States Conference of Catholic Bishops (Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos), que se organiza de acordo com ahierarquia de bispos e arcebispos dos Estados Unidos e das Ilhas Virgens. No entanto, cada bispo é independente em sua própria diocese, e só responde ao próprio Papa (atualmente, Papa Francisco).
Nenhum primaz existe nos Estados Unidos. A Arquidiocese de Baltimore, a primeira diocese estabelecida no país, recebeu seu status oficial na década de 1850, o que confere a seu arcebispo as responsabilidades de líder católico do país.
O catolicismo é uma das religiões que mais cresce nos EUA. Isto se deve, entre outros fatores, pelo elevado número de imigrantes latino-americanos e filipinos que o país recebe a cada ano. A região com a maior concentração de católicos é o Nordeste, que apesar de ter sido colonizada por puritanos, recebeu grande número de imigrantes católicos europeus (principalmente alemãesirlandeses e italianos) a partir da segunda metade do século 19. O Sul, área de forte influência da Igreja Batista, por outro lado, é a região com a menor porcentagem de católicos.
Em 2001, menos de 40% da população dos estados de Nova Iorque, Nova Jérsei e Vermont se declarava católica. Hoje este número se econtra acima dos 42%. Na Geórgia, a porcentagem passou de 8% para 22%. No Novo México, entretanto, caiu de 41% para 26%. Apesar de ser majoritário apenas em Rhode Island, o catolicismo é a maior denominação religiosa de 33 dos 50 estados do país. Atualmente, nenhum estado tem menos de 7% de católicos. Em 2001, havia dois: Virgínia Ocidental e Mississippi.
Veja também: Catedral de Cristal é vendida para Igreja Católica por problemas financeiros