mentirosos

mentirosos
BLOG ESPECIALIZADO EM DESMASCARAR EMBUSTEIROS E DIVULGAR MATÉRIAS INTERESSANTES.

terça-feira, 17 de abril de 2012

PAIS E ESTUDANTES ACUSAM ESCOLA MAIS BEM AVALIADA EM SP DE FRAUDE

PORTAL IG - Alunos da escola estadual com índice 9,3 - em escala de 0 a 10 - relatam que tiveram ajuda de professoras na prova.- A nota da escola estadual Reverendo Augusto da Silva Dourado no Idesp, índice de qualidade da rede de ensino paulista, impressiona: 9,3 em uma escala de 0 a 10. O desempenho da unidade localizada em um pequeno distrito de Sorocaba ultrapassa o dobro da média das turmas do 5º ano do ensino fundamental de São Paulo, 4,24. Uma simples visita à vizinhança, no entanto, foi suficiente para o iG descobrir algo errado nessa conta. Quatro dos vinte e sete estudantes que fizeram o Saresp, prova de português e matemática que compõe o Idesp, relataram que tiveram ajuda dos professores durante a avaliação - docentes que têm o bônus condicionado ao Idesp da escola.
“Quando a resposta estava errada, a professora mostrava o erro. Às vezes ela dava a resposta, ou falava para a gente reler o texto com mais atenção”, relata H.L.S.S., de 10 anos, que se formou na escola no ano passado e fez parte da turma bem avaliada no Saresp. De acordo com o boletim da escola, todos os estudantes tiraram a nota máxima em matemática e 81% tiveram desempenho avançado em português.
Alessandra Vidal da Silva, de 32 anos, mãe de Sabrina, de 12 anos, formada em 2011, diz que estudantes que faltaram no dia de aplicação do Saresp tiveram a prova feita por professores. “Minha filha teve bastante dificuldade na escola nova (6º ano do ensino fundamental) e até faz reforço. Se o ensino fosse bom, ela não precisaria disso, né?”, questiona a dona de casa. Colegas de Sabrina na turma de 2011 confirmam as suspeitas de fraude. “Tinha algumas perguntas que eu não sabia responder, mas a professora confirmou”, conta L.A.S.R, de 12 anos. L.H.S. de 13 anos, que repetiu dois anos, diz que as dúvidas dos alunos eram respondidas durante a prova.
Cercada por ruas de terra e casas de madeira e alvenaria, a escola estadual Reverendo Augusto da Silva Dourado está localizada em um distrito industrial de Sorocaba, cidade a 100 km de São Paulo. Com cerca de 70 alunos e apenas as cinco primeiras séries do ensino fundamental, lembra a realidade de outras escolas campeãs no Saresp: poucos alunos por sala de aula (média de 14) e proximidade com os pais de alunos. Em 2010, a escola teve Idesp 6,07. No ano seguinte, saltou para o topo – a segunda maior nota obtida foi 8,95, em Araras, e a primeira da capital 7,43. Já no Índice Nacional da Educação Básica, do Ministério da Educação, seu desempenho ficou abaixo da média estadual e do município, em 4,5.
Grande parte dos alunos é moradora do Jardim Iporanga 2, uma área ocupada vizinha à escola que está em processo de legalização com a prefeitura. Na comunidade, todos comentam sobre a ajuda extra que os estudantes supostamente tiveram no Saresp. “As crianças chegaram falando que a professora deu um monte de respostas. Teve um que só escreveu o nome e ela fez a prova”, conta Josilene Neide dos Santos, de 24 anos, mãe de uma aluna da educação infantil, que funciona no mesmo prédio da Reverendo Augusto da Silva Dourado.
Secretaria diz que pedirá esclarecimentos à Fundação Vunesp
A Secretaria de Educação de São Paulo, avisada pelo iG dos depoimentos, afirma que a denúncia não procede, pois, de acordo com seus registros, professores de outras escolas aplicaram o Saresp na Reverendo Augusto da Silva Dourado. Apesar das denúncias dos estudantes e dos pais, a pasta não abrirá sindicância agora porque disse que vai pedir, primeiramente, esclarecimentos à Fundação Vunesp.
Ainda de acordo com a Secretaria, “para a realização da avaliação é contratada uma empresa terceirizada que elabora e fiscaliza a realização do exame, com fiscais presentes em sala de aula. Além disso, dois pais voluntários participaram da fiscalização, circulando pela unidade, e não relataram nenhuma irregularidade”.
Veja a nota da Secretaria na íntegra:
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo esclarece que não instaurou apuração preliminar para averiguar a veracidade das denúncias apresentadas pela reportagem, pois de imediato solicitará à Fundação Vunesp, responsável pela aplicação do Saresp, um relatório sobre as circunstâncias da prova realizada na Escola Estadual Reverendo Augusto da Silva Dourado, em Sorocaba. Com base nos esclarecimentos prestados, a Pasta decidirá quais providências serão tomadas. De antemão, cabe elucidar, no entanto, que o exame não foi aplicado por professoras da própria escola, como questionou o portal, mas sim por um docente de outra unidade.
A Secretaria ressalta ainda que, para garantir a idoneidade do Saresp, as provas do 5º ano são aplicadas por professores de turmas ou escolas diferentes. Para a realização da avaliação é contratada uma empresa terceirizada que elabora e fiscaliza a realização do exame, com fiscais presentes em sala de aula. Além disso, dois pais voluntários participaram da fiscalização, circulando pela referida unidade de ensino, e não relataram nenhuma irregularidade.
* Atualizada às 23:06 de 2/4/2012, com a íntegra de nova nota da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informando que solicitará um relatório à Fundação Vunesp
Fraudes no Idesp e silêncio ensurdecedor da TV Globo e do Fantástico.
É curioso notar que a TV Globo e o seus programas jornalísticos não estejam preocupados em divulgar os resultados das escolinhas públicas estaduais de SP no Saresp-2011 (custou R$ 42.303.000,00) e o IDESP-2011, que vai distribuir R$ 538,5 milhões em bônus a funcionários, professores e direção das escolas que melhoraram o desempenho em relação ao ano de 2010…
Por que será que o telejornal SPTV não mandou seu jornalista fanfarrão entrevistar a diretora Vicentina de Jesus, da escolinha “1º de Abril” Reverendo Augusto da Silva Dourado (Sorocaba-SP)? Nesta escolinha aconteceu um “milagre”: todos os 27 alunos do 5º ano do ensino fundamental tiraram nota 10 na prova de matemática!!! E a escolinha ficou em primeiro lugar entre todas as escolas públicas estaduais do rico Estado de São Paulo!!!
O portal IG publicou, já no dia 2 de abril, que a escolinha fraudou as notas dos alunos: Pais e estudantes acusam escola mais bem avaliada de SP de fraude;
Nos anos anteriores a TV Globo e o programa Fantástico promoveram “reality show” em alguma escolinha pública.
Em 2010 a TV Globo e o programa Fantástico mostraram uma escola onde a professorinha-santa xingava seus alunos de “praguinhas”… veja o vídeo aqui.
Em 2011 a TV Globo e o programa Fantástico mostraram uma professorinha-linha-dura que deu nota-zero para 2 alunos que foram pegos “colando” na prova… a diretora da escolinha disse que isso era crime… veja o vídeo aqui.
Sendo assim, por que a poderosa TV Globo e os seus programas jornalísticos não estão divulgando as fraudes denunciadas na escolinha “1º de Abril” Reverendo Augusto da Silva Dourado (Sorocaba-SP)? Quem é que a TV Globo está protegendo? As professorinhas? A diretora? O secretário de Educação de SP? Ou o governador Geraldo Alckmin?
Ou será que a poderosa TV Globo acredita em milagres? A escolinha “1º de Abril” Reverendo Augusto da Silva Dourado (Sorocaba-SP) foi da nota 2,13 (2009) para nota 10 (2011) em matemática!!! Se não houve fraudes, a diretora da escola deve ser matéria de um especial do Globo Repórter e ter o seu nome indicado para o Prêmio Nobel de Matemática…
São Paulo, 09 de abril de 2011.
Mauro Alves da Silva
http://movimentocoep.ning.com/
***
Secretaria de Educação de SP informa:
Notas da escola estadual EE Reverendo Augusto da Silva Dourado (Sorocaba-SP)
– 27 alunos tiraram nota 10 em matemática em 2011;
– A média em Língua Portuguesa foi 9,13 em 2011;
– Saresp 2007: nota 2,69 em matemática;
– Saresp 2008: nota 2,38 em matemática;
– Saresp 2009: nota 2,13 em matemática;
– Saresp 2010: nota 6,94 em matemática;
– Saresp 2011: nota 10,00 em matemática;